METALURGIA 2025: Feira projeta crescimento de 20% e reforça protagonismo da fundição na América do Sul
- Marketing DOUTOR FUNDIÇÃO
- 29 de mai.
- 3 min de leitura
De 7 a 10 de outubro de 2025, Joinville (SC) volta a ser o epicentro da fundição na América do Sul com a realização da 13ª edição da Metalurgia – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços. O evento, tradicional ponto de encontro da cadeia produtiva metalmecânica, já projeta crescimento de 20% no número de expositores em relação à edição anterior, consolidando sua importância estratégica para o setor.
CINTEC 2025: Inovação e conhecimento técnico no centro da programação
Um dos grandes destaques da feira será mais uma edição do CINTEC – Congresso de Inovação e Tecnologia em Fundição, promovido pelo canal Doutor Fundição. O congresso reúne especialistas, pesquisadores, engenheiros e líderes industriais para apresentar cases reais, tecnologias emergentes, soluções práticas e tendências que estão transformando o setor de fundição no Brasil e no mundo.
Com uma programação técnica de alto nível, o CINTEC se consolida como um dos principais fóruns de conteúdo técnico da América do Sul voltado exclusivamente à fundição de metais ferrosos e não ferrosos. O evento será realizado dentro da feira Metalurgia, conectando conteúdo técnico com o ambiente de negócios da exposição. O CINTEC 2025 tem o apoio e parceria da Inductotherm Group Brasil, da Feira Metalurgia, da Messe Brasil e do IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Unidade Caxias do Sul. Conheça a página do evento junto à Metalurgia 2025 https://metalurgia.com.br/congresso/
Por que a Metalurgia é tão relevante para a fundição brasileira?
A Metalurgia vem se firmando como uma plataforma essencial para negócios, atualização tecnológica e networking entre profissionais e empresas dos segmentos de fundição, usinagem, fornecimento de insumos, automação industrial e engenharia de processos.
Com a retomada acelerada do setor industrial após a pandemia e o aumento dos investimentos em tecnologias da Indústria 4.0, o evento de 2025 promete ser o maior dos últimos 10 anos, segundo seus organizadores. A ampliação do número de expositores reflete não apenas o crescimento do setor, mas também a confiança das empresas no ambiente de negócios que a feira proporciona.
Destaques da programação técnica
A programação da Metalurgia 2025 será reforçada com workshops, congressos e rodadas de negócios focadas em quatro pilares fundamentais para o futuro da fundição:
Indústria 4.0 e digitalização dos processos de fundição Abordagens práticas sobre como sensores, automação, inteligência artificial e coleta de dados em tempo real estão revolucionando o chão de fábrica.
Sustentabilidade e economia circular Palestras e cases sobre reaproveitamento de insumos, eficiência energética e gestão ambiental nas fundições.
Gestão da qualidade e soluções para defeitos em fundidos Sessões técnicas com foco na prevenção e análise de defeitos, novos sistemas de controle e melhoria contínua.
Integração da cadeia produtiva e desafios logísticos A logística e o relacionamento entre fundições, fornecedores e clientes em um mercado cada vez mais dinâmico.
Joinville como polo estratégico
Localizada em uma das regiões mais industriais do país, Joinville concentra fundições de todos os portes e perfis, além de fornecedores de máquinas, moldes e insumos. A infraestrutura da cidade, aliada à tradição técnica, transforma a cidade no palco ideal para um evento dessa magnitude.
Oportunidade para profissionais e empresas do setor
A Metalurgia 2025 será um ambiente propício para:
Lançamentos de equipamentos e tecnologias
Troca de experiências entre engenheiros, técnicos e gestores
Captação de novos clientes e parcerias
Acompanhamento de tendências globais em fundição e manufatura
Estande DOUTOR FUNDIÇÃO
Estaremos na METALURGIA 2025 com o nosso estande para atender os fundidores e profissionais do setor, assim como a nossa audiência. Estaremos transmitindo o nosso podcast ao vivo, direto do estande A2 (veja o mapa da feira)
Presença obrigatória para quem quer estar à frente
Para profissionais que atuam com ferro fundido, aço, alumínio, bronze, processos de moldagem, fusão, controle de qualidade ou engenharia de produto, a participação na Metalurgia 2025 e no CINTEC é praticamente obrigatória. Trata-se de uma verdadeira imersão nas tendências que vão moldar os próximos anos da fundição brasileira.
FAÇA A SUA INSCRIÇÃO AGORA
CLIQUE AQUI
Nos vemos lá! DOUTOR FUNDIÇÃO O mundo da fundição
Comments